segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

O último dia

Enquanto me dirigia para o portão olhava para as salas vazias e cheias de silêncio. Naquelas salas eles partilharam histórias, as primeiras paixões, as zangas, as frustrações, mas também as gargalhadas, as preocupações, os sonhos e ensinam-me a crescer. Todos os anos aprendo sempre mais um bocadinho, mas em 2017/2018 aprendi um bocadinho maior. Os professores também aprendem e também crescem com os alunos, e apesar de lhes ter dito isto na última aula, acho que não têm noção da importância que tiveram (têm) no meu crescimento pessoal e profissional.  
 Durante meses construímos uma relação de proximidade, alguns falam mais e dão-se a conhecer mais, outros precisam de muita atenção, outros de um abraço ou um simples toque nas costas.  Existem os que querem um conflito, e são esses quem mais precisa de compreensão, firmeza e muita paciência.  

Todos os anos sinto um certo alívio quando o terceiro período acaba, mas também sinto um vazio... provavelmente nunca mais os irei ver, nem irei saber se estão bem ou não. Quero que tenham um bom futuro e que mais do que bons alunos, sejam boas pessoas. É nisto que penso quando escolho um poema, ou um texto para as aulas; uma música ou um exercício da tão odiada gramática; quando insisto que expressem a sua opinião e que digam o que realmente pensam e não o que eles acham que eu quero ouvir; quando ensaio uma peça de teatro ou organizo uma visita de estudo. 

Se tive recompensa? Sem dúvida! O entusiasmo pela escrita patente nos textos que me entregaram, o despertar do gosto pelo teatro e consequentemente pela literatura... e por fim um " vamos ter saudades" são a melhor recompensa. 

Até o final de agosto este vazio irá manter-se, depois, quem sabe, em setembro e com muita sorte do destino haja um regresso... há projetos por realizar.

Há anos assim, que ficam para sempre gravados em nós.

Escrito no dia 15 de junho de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário